AÇÃO DA FRENAGEM

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AÇÃO DA FRENAGEM

AÇÃO DA FRENAGEM

Quando uma força é aplicada para retardar ou parar um corpo em movimento, é conhecida como “AÇÃO DE FRENAGEM”. Três fatores governam o aumento de atrito desenvolvido na ação de frenagem, como segue:

 

  • Pressão

Quando for aplicada em duas superfícies em atrito, fará com que uma superfície tenda a segurar a outra fortemente, e resista a qualquer movimento entre elas.

 

  1. Superfície de Contato

É o aumento da superfície de contato em atrito. Com efeito, em 100cm² de superfície, o atrito é duas vezes mais efetivo do que em 50cm².

 

  1. Coeficiente de Atrito

É a qualidade do material usado nas superfícies de atrito. Alguns materiais requerem mais força para movimenta-los sobre uma mesma superfície do que os outros, mesmo que as pressões aplicadas sobre elas sejam idênticas. Isto significa atrito, e é conhecido como “COEFICIENTE DE ATRITO”.

Matematicamente, o coeficiente de atrito é definido como:

U = F/P

Onde:

U = Coeficiente de atrito

F = Força requerida para movimentar um objeto sobre uma superfície

P = Peso do objeto atuando na superfície

O resultado do atrito é o calor. Os freios utilizados num veículo transformam energia cinética em calor, quando o veículo está sendo freado. Assim, os freios devem ser dimensionados para absorver e dissipar o calor gerado durante a frenagem.

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