Conselhos Técnicos – Manutenção de Freios

Disco para transmissão Alisson
24 de setembro de 2018

Conselhos Técnicos – Manutenção de Freios

Você tem certeza de que quando colocar os pés no freio, a máquina que está operando irá parar? Manter os freios em boas condições de trabalho é essencial para uma operação segura da máquina. A única maneira de garantir que seu freio atenderá quando você precisar dele, é seguir integralmente o programa de manutenção.

Os equipamentos de Construção e Mineração usam uma variedade de tipos de sistemas de freio. Tambor, disco seco, disco úmido ou Wet brake, e hidrostático. Os freios a disco seco são populares numa vasta gama de máquinas, incluindo pás carregadeiras, caminhões articulados com chassi rígido. Embora similares aos tipos encontrados na maioria dos automóveis, estes freios a disco são relativamente maiores.

O freio a disco consiste de um disco ou rotor, que gira com a roda e um freio estacionário, que segura os coxins ou pastilhas. Hidraulicamente impulsionados, os pistões pressionam as pastilhas contra o disco. Isto causa atrito e energia calorífica que param o disco e a máquina.

Os problemas dos freios a disco incluem sujeira, calor e água no sistema hidráulico ou pneumático. Gaste alguns minutos verificando os freios de cada roda e você estará evitando desperdício de tempo e dinheiro, se os freios precisarem ser recondicionados ou o disco substituído. A execução semanal ou mensal de uma inspeção no sistema de freio é uma maneira simples e eficaz para evitar problemas e despesas maiores no futuro.

Em uma emergência, os poucos minutos gastos em cada roda, podem prevenir acidentes e danos nas máquinas.

Dependendo do tipo de máquina, a inspeção visual do freio a disco é normalmente fácil. Verifique as pastilhas para observar o desgaste anormal. O afunilamento ou desgaste localizado nas pastilhas significa que o freio está sendo usado severamente (freadas frequentes em alta velocidade), ou de modo abusivo (freadas bruscas frequentes pelo operador), e as pastilhas deverão ser trocadas.

Ao final de um deslocamento, se uma rápida inspeção revelar um ou dois discos mais frios que os outros, investigue para descobrir se todos os freios estão operando adequadamente.

Se o material é garantido, os discos podem ser devolvidos. Isto é usualmente mais barato do que comprar novos.

Se o disco está delgado demais e as pastilhas gastas, estas podem cair resultando na perda completa da ação do freio. Rachaduras ou descoloração do disco, significam que os freios tem sofrido aquecimento excessivo. Isto pode ser devido a falta de algum componente do sistema hidráulico ou pneumático, ou i operador poderá estar “socando” o pedal do freio. Lave a sujeira, areia e barro em torno do disco e freio para prevenir o desgaste precoce das pastilhas e discos.

Lave mais frequentemente as partes ásperas. Observe a presença do óleo no freio ou roda, indicando possivelmente uma peça frouxa ou um problema nas mangueiras ou pontos de “sangramento”. Finalmente, não esqueça as peças. Reponha os parafusos e porcas perdidos e reaperte os frouxos.

Manutenção do sistema

 

Os tipos de atuação de sistemas de freio incluem somente ar. Ar/óleo e totalmente hidráulico. Siga os intervalos recomendados pelos fabricantes para manutenção destes sistemas.

Uma mangueira hidráulica com vazamento pode tornar o sistema de freio seco ou baixo o suficiente para impedir que os freios funcionem apropriadamente. Perda de fluidos requer a inspeção de todos os condutos do sistema e peças.

Antes de abrir os freios, cheque sempre primeiro os condutos. /aperte e repare conforme necessário e substitua quaisquer condutos ou mangueiras que estiverem retorcidos, cortados ou tortos.

Se você encontrar um vazamento no freio, determine, se é externo (peças, válvulas de sangramento) ou interno (anéis de vedação do pistão) ou anéis das tampas normalmente representam que um reparo de freio (fora do veículo) é necessário.

Contaminação por água e sujeira é um problema maior para todos os tipos de sistema de freios. A água pode congelar e corroer os componentes no sistema de are contaminar totalmente os sistemas hidráulicos. Qualquer sujeira que entre no sistema de ar ou hidráulico acelera o desgaste nos anéis e superfície das borrachas.

Siga as especificações sobre fluidos e esquemas de manutenção referente a limpeza e reposição de fluidos, recomendados pelo fabricante. Esteja seguro de que as diversas válvulas do freio no circuito estão ajustadas adequadamente às pressões e outras especificações do fabricante. Excesso de pressão pode adiantar e acelerar o desgaste e rapidamente causar falhas nos componentes do sistema de freio.

Pressão mínima pode causar torque de freio insuficiente e muita demora para frenagem numa situação de emergência.

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