Quando uma força é aplicada para retardar ou parar um corpo em movimento, é conhecida como “AÇÃO DE FRENAGEM”. Três fatores governam o aumento de atrito desenvolvido na ação de frenagem, como segue:
Quando for aplicada em duas superfícies em atrito, fará com que uma superfície tenda a segurar a outra fortemente, e resista a qualquer movimento entre elas.
É o aumento da superfície de contato em atrito. Com efeito, em 100cm² de superfície, o atrito é duas vezes mais efetivo do que em 50cm².
É a qualidade do material usado nas superfícies de atrito. Alguns materiais requerem mais força para movimenta-los sobre uma mesma superfície do que os outros, mesmo que as pressões aplicadas sobre elas sejam idênticas. Isto significa atrito, e é conhecido como “COEFICIENTE DE ATRITO”.
Matematicamente, o coeficiente de atrito é definido como:
U = F/P
Onde:
U = Coeficiente de atrito
F = Força requerida para movimentar um objeto sobre uma superfície
P = Peso do objeto atuando na superfície
O resultado do atrito é o calor. Os freios utilizados num veículo transformam energia cinética em calor, quando o veículo está sendo freado. Assim, os freios devem ser dimensionados para absorver e dissipar o calor gerado durante a frenagem.