Série: A origem do Freio

Caminhões Rodoviários x Fora de estrada nas mineradoras
18 de julho de 2018
O que é um freio?
9 de agosto de 2018

Série: A origem do Freio

Série: A origem do Freio

História dos freios

A história nos conta que o primeiro uso de roda, data de aproximadamente 4.000 anos a.C. Servia para transportar pesadas cargas, mas havia um problema: como parar as rodas depois de começar a rolar.

No princípio, até que foi fácil, pois as rodas eram simples, atreladas a animais, ou se utilizavam sistemas rudimentares, como cunhas e alavancas, sapatas de madeira.

Mas as rodas evoluíram e a sua utilização, graças a engenhosidade do homem, foi se multiplicando até surgirem as carruagens mais velozes, os primeiros automóveis e trens.

O problema aumentou quando as rodas começaram a ser fabricadas em ferro, moviam grandes massas, e, as sapatas de madeira já não resistiam à pressão necessária.

Por volta de 1887, um inglês chamado Herbert Frood, na localidade de Chapel em Le Frith, observou um condutor de carroça frear, colocando as sandálias entre as sapatas de freio e a roda, exercendo pressão até que a roda parou.

A partir desse momento, o pai dos freios, começou a fazer experiências e descobriu a necessidade de um material apropriado para exercer este contato, tal ponto de resistir ao desgaste e ao calor sob grande pressão.

Como a indústria estava em plena expansão, na grande revolução mecânica, não trataram a aparecer teorias e estudos mais aprofundados sobre materiais de freio de fricção e sobre freios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *