1. Passagem de óleo
2. Deslocamento dos Componentes Internos
3. Influência do peso e velocidade
4. Fluido de freio
5. Disco de freio
O peso de um veículo tem influência direta na potência de frenagem. Quando dobramos o peso do veículo, a energia cinética também é dobrada. Assim, um freio não pode dissipar e absorver duas vezes mais calor, além daquela para o qual foi projetada.
Definindo: Quando o peso for dobrado, a potência de frenagem também deverá ser dobrada.
A velocidade de um veículo também tem influência direta na potência de frenagem.
Definindo: Quando a velocidade for dobrada, a potência de frenagem deve ser aumentada 04 vezes. Portanto, se tanto a velocidade quanto o peso forem duplicados, a potência de frenagem deve ser aumentada 08 vezes e os freios deverão dissipar e absorver 08 vezes mais calor.
Distância de parada
Para mostrar a influência do acréscimo de velocidade na frenagem, comparamos a distância que necessita para parar um veículo, utilizando a mesma potência de frenagem. Um veículo que está a uma velocidade de 30 km/h, e necessita frear, parará totalmente após 10 metros do início da freada; quando estiver a 60 km/h, a distância de parada será de 40 metros, e 90 metros, quando estiver a 90 km/h. Portanto a relação tirada em função da velocidade é a seguinte: a distância de parada aumentará na razão do quadrado do acréscimo da velocidade.
O freio é acionado através do fluido, o qual entra através de rosca de admissão da carcaça. Todos os furos dos pistões são interconectados através de passagens internas, para permitir livre circulação do fluido. Quando o freio é acionado, a pressão hidráulica força os pistões contra as pastilhas, as quais, por sua vez, são pressionadas contra o disco, originando uma ação de frenagem.