Caminhões Rodoviários x Fora de estrada nas mineradoras

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Caminhões Rodoviários x Fora de estrada nas mineradoras

Caminhões Rodoviários x Fora de estrada nas mineradoras

Os caminhões fora de estrada são equipamentos robustos utilizados em minerações, capazes de carregar de 25 a 400 toneladas de material, esse caminhão cumpre as metas de produção no transporte de carga pesada com bom custo operacional. Sua estrutura possui uma engenharia diferenciada nos eixos, unidades finais, pneus, caixas e nas caçambas, que são reforçadas para proporcionar durabilidade, ciclos de trabalho curtos e disponibilidade mecânica.
Aqui no Brasil, as grandes mineradoras tradicionalmente utilizam caminhões com peso operacional de 240 toneladas.
Para capacitar modelos de maior porte, as mineradoras teriam que se adaptar toda sua estrutura, desde o tráfego interno, alargando as vias de circulação, aumentar a estrutura das oficinas, o mercado teria que oferecer pneus maiores tudo isso sem afetar a produtividade.

Mineradoras que utilizam caminhões rodoviários e quer inserir em sua frota os fora de estrada deve também dimensionar muito bem, planejar. Por exemplo, caminhões com modelos de 50T, as minas devem ter pistas com curvas mais abertas, as oficinas devem ser preparadas para que comporte a altura da caçamba totalmente basculada.

Até mesmo levar em consideração toda a frota, como o o modelo de escavadeira ou pá carregadeira que será utilizada em conjunto. “O met ideal é de cinco caçambadas por caminhão, para evitar que os equipamentos fiquem ociosos”, explica Sergio Roney, gerente de grandes contas da Komatsu KBI.

Portanto, segundo ele, é necessário refazer a combinação do equipamento de carga com o equipamento de transporte, para que os caminhões e as escavadeiras sejam utilizados de forma racional e produtiva. “Se o equipamento ficar parado em marcha lenta, gastará combustível sem necessidade e aumentará o custo operacional”, alerta. Existem alguns sistemas secundários nos caminhões fora de estrada, como acumuladores hidráulicos nas linhas de freio e de direção. “Imagine que um veículo carregado com centenas de toneladas de brita esteja descendo por uma via para descarregar no britador e sofra uma pane súbita no motor, ou acabe o combustível. Pode causar um desastre com graves danos. Com o sistema, que acumula energia hidráulica, é possível evitar que isso aconteça, acionando-se o freio para encostar o veículo com segurança”, diz Roney.

Caminhões rodoviários reforçados para operações pesadas não possuem a robustez necessária para trabalhar em grandes mineradoras ou transportar cargas muito pesadas. “Se forem forçados além do limite, podem sofrer danos estruturais e na suspensão. Além disso, os ciclos de trabalho dos caminhões rodoviários são mais longos, porque o tempo para a descarga é maior e o avanço com carga em declive é limitado”, observa.

Nesse sentido, as principais características que diferenciam os caminhões fora de estrada dos caminhões rodoviários reforçados são a capacidade de carga e o fato de serem projetados para essa finalidade. “Os caminhões possuem componentes dimensionados para trabalhar com grande pressão de carga – peças fundidas e não chapas soldadas – o que ao longo da sua vida útil resulta em menor troca de componentes e maior disponibilidade para a produção”, afirma Vladimir Machado Filho, do departamento de marketing de produto da Komatsu KBI.
“Mesmo tendo dimensões superiores às do caminhão rodoviário, o raio de giro do fora de estrada tem o mesmo valor, o que significa a facilidade de manobra em lugares mais confinados”, complementa Machado Filho. Como foi projetado para trabalhar em conjunto com escavadeiras e pás carregadeiras, ele possui caçamba elevada em relação ao solo, que diminui o impacto do material quando despejado, evitando possíveis quebras e aumentando a vida útil dos componentes.

Fonte: AECWeb/revista digital/Texto de Santelmo Camilo

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