Mineração e condução segura com veículos
Muitos acidentes ocorrem no transporte de pessoas, matérias-primas, produtos químicos e produtos perigosos nas minas. É importante estar bem ciente dos riscos de segurança rodoviária a serem abordados por essas minas.
Veículos em mineradoras não são apenas os habituais veículos de passageiros, bakkies e caminhões, mas também veículos muito especializados que exigem treinamento especializado. Acidentes de trânsito, e isso inclui os acidentes em locais de mineração são geralmente o resultado de:
- Erro humano
- Fatores de veículo
- Fatores ambientais
Nesta seção, gostaríamos apenas de colocar alguns fatores contribuintes a ameaças ao transporte seguro em minas, bem como algumas iniciativas de segurança para aumentar a segurança de todos!
Isso incluiria mais alguns pontos a destacar, entre outras:
- Manutenção de veículos
- Driver Fitness [Saúde, Dirigibilidade prejudicada, Fadiga, Visão etc]
- Treinamento de Motoristas
- Técnicas de direção segura
- Gestão de Frotas na Indústria de Mineração
- Sobrecarga de veículos
É nossa visão que as informações compartilhadas no site sobre Segurança de Mineração possam ser usadas por todos que trabalham com estes tipos de veículos juntamente com os manuais de treinamento e campanhas para que possam contribuir para a redução de mortes e ferimentos em mineração.
Como evitamos acidentes repetidos em nossas minas?
As empresas de mineração gastam milhões em equipamentos de segurança e treinamento em segurança. Apesar de todo o treinamento, alguns acidentes são inevitáveis. No entanto, é a ocorrência de acidentes repetidos que continua a ser um pesadelo para as autoridades de saúde e segurança. Gostaríamos de compartilhar algumas idéias e sugestões sobre como evitar acidentes repetidos.
Sugestões para evitar acidentes repetidos.
- Faça da segurança uma prioridade máxima. Fale sobre segurança, conduza auditorias de segurança e incentive sugestões dos funcionários para melhorar a segurança.
- Defina uma meta para eliminar os acidentes repetidos. Certifique-se de que todos os seus funcionários – e não apenas os envolvidos em um acidente – entendam as causas de acidentes anteriores e as providências necessárias para evitar uma repetição.
- Treine como se suas vidas dependessem disso – porque eles fazem! A segurança de seus funcionários no trabalho depende de suas habilidades, conhecimento, conscientização e julgamento. O treinamento fortalece e desenvolve todos esses elementos essenciais de segurança.
- Reforce o comportamento seguro. Saia lá todos os dias entre seus funcionários e elogie aqueles que estão trabalhando com segurança. Fale com aqueles que estão assumindo riscos e redirecione-os para os procedimentos seguros a seguir. Considere reciclar aqueles cujo desempenho indica falta de habilidades ou conhecimentos de segurança.
- Não use disciplina sem oferecer ajuda. Você pode precisar recorrer à disciplina quando o coaching e o aconselhamento não corrigirem o comportamento inseguro. Mas não disciplina sem também fornecer suporte e feedback sobre desempenho seguro.
- Enfatize a detecção de perigos e relatórios. Só porque algo estava bem ontem não significa que não se tornou um perigo hoje. Fique atento e certifique-se de que seus funcionários também mantenham os olhos abertos.
- Investigue cada incidente. Quer tenha sido um quase acidente ou um acidente que causou ferimentos e danos, investigue até encontrar a causa e corrija-a.
- Atitude de segurança é a chave para um ambiente de trabalho seguro. Mas isso não acontece da noite para o dia.
A mensagem precisa ser repetidamente reforçada, de preferência de várias maneiras e formatos:
Os supervisores precisam estar visíveis e conversar com os funcionários
Agir em chamadas estreitas
Seguir os procedimentos
Aderir e obedecer a legislação.
Para saber mais sobre mineração e condução segura com veículos, entre em contato com a Samco Ltda